Amyr Klink


Na última quarta-feira de abril estive com um dos mais notáveis brasileiros vivos, Amyr Klink. Acredito que quase todos os jovens da minha geração, que viveram sua infância na década de 80 nutriram algum tipo de admiração por este homem que em 85 atravessou sozinho o Atlântico num barco a remo e que cinco anos depois lançou-se novamente ao mar para passar 642 dias entre a Antártica e o Ártico a bordo do veleiro Paratii. Lembro que todas as casas que eu frequentava naquela época, seja de amigos ou parentes, tinha lá, pelo menos um exemplar de seus livros.

Amyr é dotado de um espírito aventureiro que nos impele a descobrir o mundo tal como ele é, com nossos próprios sentidos e não a partir de livros ou filmes como mostra o vídeo abaixo. Para minha sorte, não foi a primeira vez que o vi plaestrando. Afinal, o conhecimento de uma pessoa com tanta sabedoria e experiência de vida não cabe em uma conferência de 2 horas, talvez nem em 1000.

O que mais me marcou ao ouvi-lo desta vez, foi a importância que o navegador dá as coisas simples da vida e aos afazeres do cotidiano. É fascinado pela inteligência do singelo, como o incrível know-how colocado na construção de uma ingênua jaganda, barco feito sem uma peça de metal e também sem leme.

Amyr Kink sempre participou da elaboração de todas as suas embarcações, desde o barco a remo, que para vencer as imensas ondas africanas teria que capotar e desvirar facilmente, até os grandes veleiros nos quais hoje em dia ele leva turistas inexperientes ao Polo Sul. Ele acredita que uma das coisas mais acertadas que o Mc Donald's faz é colocar todo o funcionário que entra para fritar bife na chapa e limpar o chão. Pois é somente quando entendemos perfeitamente cada etapa das operações que poderemos aprimorá-las. E de fato posso afirmar que quem não tem humildade suficiente para fazer o simples, jamais chegará a perfeição do complexo. É o treino que faz o gênio. Ordens dadas de cima por quem não possui nenhuma ligação com a lida do dia a dia jamais conseguirão resolver os principais proplemas de uma instiruição. Envolver-se com os processos, por mais simples que pareçam ser, sempre foi uma atitude marcante de líderes competentes, pois não há outra forma de se fazer bem e motivar as pessoas se não pelo exemplo.





Comentários

Postagens mais visitadas